É seguro consumir esteróides durante a gravidez

Muitas mulheres se preocupam com os efeitos colaterais que os esteroides podem causar. Vamos dar uma olhada nos prós e contras de tomar esteróides durante a gravidez.
Apesar de os esteróides parecerem assustadores durante a gravidez, eles são usados ​​com muita frequência. Os médicos usam esteróides para tratar mulheres com muitas condições médicas pré-existentes, como asma (como você), lúpus, diferentes condições de pele e alergias.

Esteróides e trabalho de parto prematuro

Além disso, os médicos geralmente prescrevem esteróides para mulheres que podem entrar em trabalho de parto prematuro; isso ajuda a amadurecer os pulmões, cérebros e intestinos de seus bebês. Contanto que você tenha liberado a dose que está tomando com seu obstetra e o médico de cuidados primários ou pulmonar, você e seu bebê estarão absolutamente bem.

Quais são os benefícios dos esteróides

O tratamento com esteróides reduz o risco de problemas pulmonares para os bebês que nascem precocemente, particularmente para aqueles nascidos entre 29 e 34 semanas de gravidez. Bebês nascidos mais de 48 horas, mas menos de sete dias, a partir da primeira dose de esteróides parecem receber o maior benefício.
Esse tratamento com esteróides reduz o risco de doença pulmonar pela metade e reduz o risco de morte de um bebê prematuro em até 40%. Todos os bebês nascidos com menos de 28 semanas tiveram problemas pulmonares, mas os problemas foram mais leves para aqueles que receberam esteroides antes do nascimento.
Esteróides também podem reduzir outras complicações em bebês. Estudos mostraram que alguns bebês têm menos problemas com seus intestinos e com sangramento no cérebro quando suas mães recebem um ciclo de betametasona antes do nascimento.

Quem deve tomar esteróides

Em 1994, os Institutos Nacionais de Saúde publicaram orientações sobre a administração de esteróides a mulheres com trabalho de parto prematuro. De acordo com essas diretrizes, os médicos devem considerar o uso de esteróides para todas as mulheres que:
• correm o risco de parto prematuro entre 24 e 34 semanas de gravidez.
• receber medicamentos para ajudar a parar o trabalho de parto (medicamentos tocolíticos).

Tomar esteróides durante a gravidez é seguro

Sim, tomar esteróides durante a gravidez é seguro desde que não exagere. Um tipo específico de esteróide, chamado corticosteróides, é administrado durante a gravidez. Você receberá uma injeção em um de seus maiores músculos, nos braços ou nas pernas.

 

Steroids